De 6 a 9 de julho de 2017, a Cinemateca Brasileira apresenta a Mostra de Cinema Caipira, com uma programação que exibe clássicas comédias nacionais como O Homem do Sputnik, de Carlos Manga, Zé do Periquito, de Amácio Mazzaropi e Porto Ismar, e A Marvada Carne, de André Klotzel.

Toda a mostra tem entrada gratuita e, no domingo dia 9, haverá arraial na cinemateca seguido da exibição ao ar livre de O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira.

Conheça a seguir a programação completa da Mostra de Cinema Caipira

 

6/7 | quinta-feira

19h – Zé do Periquito – 1961, HDCam

 

7/7 | sexta-feira

19h – A marvada carne – 1985, Beta Digital

 

8/7 | sábado

19h – O homem de Sputnik – 1959, HDCam

 

9/7 | domingo

19h30 – O homem que engarrafava nuvens – 2009, Beta Digital

 

Sinopses e Fichas técnicas

A marvada carne

Sinopse: Nhô Quim, desejoso tanto de casar quanto de comer carne de boi, conhece nas suas andanças Sá Carula, que só quer arranjar um bom partido. Como o pai da moça tem um boi reservado para o casamento da filha, Nhô Quim resolve unir o útil ao agradável. Como o noivo é obrigado a cumprir umas provas difíceis, ele foge com Sá Carula mas perde o boi. Muito tempo depois, na cidade grande, ele procura resolver sua vontade.

Direção: André Klotzel

Ano de Produção: 1985

Cromia: Colorido

Duração: 77

Formato de Exibição: Beta Digital

Formato Original: 35mm

Título Original:

País de Origem: BR/São Paulo

Elenco: Fernanda Torres, Adilson Barros, Lucélia Machiabeli, Nelson Triunfo, Chiquinho Brandão, Dionisio Azevedo, Genny Prado, Regina Casé, Tonico e Tinoco

 

O homem do Sputnik

Sinopse: O casal de caipiras comerciantes de ovos, Anastácio e Cleci, são surpreendidos por um estrondo em seu galinheiro. Anastácio encontra entre suas galinhas um globo metálico. No dia seguinte, Cleci lê no jornal sobre o acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante ao que caiu em seu quintal.

Direção: Carlos Manga

Ano de Produção: 1959

Cromia: Preto e Branco

Duração: 98

Formato de Exibição: HDCam

Formato Original: 35mm

Título Original: O homem do Sputnik

País de Origem: BR/Rio de Janeiro

Elenco: Oscarito, Cyll Farney, Zezé Macedo, Neide Aparecida, Norma Bengell

 

O homem que engarrafava nuvens

Sinopse: Documentário-musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, Deputado Federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como “O Doutor do Baião” por ser o autor de clássicos populares como a música “Asa Branca”. Com a participação de Denise Dummont, Caetano Veloso, Chico Buarque, David Byrne, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Direção: Lírio Ferreira

Ano de Produção: 2009

Cromia: Colorido

Duração: 106

Formato de Exibição: Beta Digital

Formato Original: 35mm

Título Original:

País de Origem: BR/Rio de Janeiro

Elenco: Humberto Teixeira, Denise Dummont, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Zeca Pagodinho, Fagner, Belchior, Chico Buarque, Elba Ramalho, Bebel Gilberto, Lenine, David Byrne, Rita Ribeiro, Sivuca, Wagner Tiso, Cordel do Fogo

 

Zé do Periquito

Sinopse: Um tímido e pobre jardineiro de um colégio, que se apaixona por uma estudante e em sua inocência é levado a acreditar por influência de alguns rapazes maldosos, que ela sente o mesmo por ele. É o bastante para que ocorra uma série de situações hilárias onde a sorte do nosso herói será tirada no realejo. Qual será o destino deste romance impossível.

Direção: Amácio Mazzaropi e Porto Ismar

Ano de Produção: 1961

Cromia: Preto e Branco

Duração: 86

Formato de Exibição: HDCam

Formato Original: 35mm

Título Original:

País de Origem: BR/São Paulo

Elenco: Amácio Mazzaropi, Maria Helena Dias, Augusto César Vannuchi, Eugenio Kusnet, Geni Prado, Amália Bittencourt, Roberto Duval, Carlos Garcia

 

Serviço

Mostra de Cinema Caipira

Data: De 6 a 9 de julho de 2017

Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP)

Entrada gratuita

Site: http://cinemateca.gov.br/mostra/mostra-de-cinema-caipira

Telefone: (11) 3512-6111