facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Festival “de jovens para jovens”, evento gratuito exibe curtas em São Paulo

12/05/14 às 09:00 Atualizado em 12/05/14 as 00:24
Festival “de jovens para jovens”, evento gratuito exibe curtas em São Paulo

Formados em Cinema, respectivamente, pela ECA-USP e pela FAAP, os cineastas Quico Meirelles e Felipe Poroger sentiam que o espaço para a exibição de curtas-metragens, principalmente daqueles realizados por jovens diretores, poderia ser ampliado. Surgiu assim a ideia inicial para aquilo que viria a se tornar o Festival de Finos Filmes Curtos, que terá a sua primeira edição entre os dias 12 e 18 de maio, em São Paulo.

“A cidade tem o Kinoforum (Festival Internacional de Curtas-Metragens) e alguns outros festivais destinados aos curtas, mas a gente sentiu que havia uma demanda muito grande por este formato e o público acabava tendo de esperar por esses poucos eventos. Então resolvemos fazer algo que fosse destinado ao cinema feito por jovens, um festival de jovens para jovens”, explicou o curador Felipe Poroger, em conversa com o Cine Festivais.

Uma amostra do grande número de curtas-metragens produzidos no país se deu já na fase de seleção de filmes. Cerca de 330 obras foram analisadas, número que surpreendeu a curadoria. A programação final apresenta 25 curtas, divididos nas mostras Brasil (competitiva), Internacional e Fina Seleção dos Curadores (convidados pela organização). Todas as sessões, que ocorrem no Museu da Imagem do Som, na Faap, no Cinusp e no Centro Universitário Maria Antônia, são gratuitas. Haverá ainda um ciclo de exibições e palestras na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis.

“A ideia inicial era receber filmes feitos dentro de universidades ou por pessoas que se formaram há pouco tempo, mas aí a gente passou a receber alguns pedidos de gente que estava começando a faculdade ou que não fez universidade e estava iniciando na área, e decidimos não recusar nenhum deles. A grande maioria dos filmes veio do ambiente universitário, mas tem um ou outro que foge a essa regra”, diz Poroger.

Os cineastas Dida Andrade e Andradina Azevedo serão homenageados pelo festival, que irá exibir o longa-metragem A Bruta Flor do Querer em sua abertura (para convidados) e terá, no dia 17, no Museu da Imagem e do Som, uma retrospectiva com os curtas-metragens da dupla. O longa de Azevedo e Andrade, cineastas jovens saídos da universidade (FAAP), ganhou os prêmios de melhor direção e fotografia no último Festival de Gramado.

“Conheço o Dida e o Andradina da faculdade. Como eles eram mais velhos, acabaram sendo uma referência para mim e para meus amigos. Pensei que seria legal trazer para o festival pessoas que fizessem curtas em esquema universitário e que, como eles, tenham se arriscado na realização de um longa e pudessem compartilhar essa experiência”, ressalta o curador.

Além de homenageados, Dida e Andradina farão parte do júri que atribuirá os prêmios de melhor filme, direção e roteiro aos curtas da mostra de filmes brasileiros. Também farão parte desse grupo o diretor-executivo do Museu da Imagem e do Som, André Sturm, e o crítico de cinema Ricardo Calil.

 

Serviço

Festival de Finos Filmes Curtos

Locais: Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158 – Pinheiros); FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis); Cinusp Paulo Emílio (Cidade Universitária – Rua Do Anfiteatro, 181 – Colméia, Favo 04 – Butantã); Centro Universitário Maria Antônia (Rua Maria Antônia, 294 – Consolação) e Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis (Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis – No Piso Pacaembu)

Data: De 12 a 18 de maio de 2014

Programação completa e outras informações: https://www.facebook.com/festivaldefinosfilmescurtos

Entrada gratuita

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais