Com o objetivo de exibir produções realizadas com baixo orçamento e poucos recursos, mas muita paixão e criatividade, o Itaú Cultural apresenta, entre os dias 25 e 28 de junho de 2015, a sexta edição da Mostra Cinema de Bordas. A programação conta com 29 filmes, que serão exibidos gratuitamente em duas sessões diárias.

Os curtas, médias e longas-metragens se dividem em oito programas – que reúnem diversas produções – com duração média de 110 minutos. Com curadoria de Bernadette Lyra, Gelson Santana e Laura Cánepa, a mostra apresenta a multiplicidade e a heterogeneidade de gêneros cinematográficos dos filmes de bordas.

Conheça a seguir a programação e as sinopses dos filmes da 6ª Mostra Cinema de Bordas.

 

25/6 – quinta-feira

18h – Conflitos e Abismos – a Expressão da Condição Humana, de Everlane Moraes. Aracaju (SE), 15 min, 2014

Nas imagens pintadas por Yuri Alves Everton, a humanidade é revelada pelos aspectos mais sublimes e também pelos mais obscuros. Sua pintura não pretende agradar, mas cutucar. Ela é como uma revelação do belo por meio do feio.

+

Olhinhos, de Lucas Mendes. São Paulo (SP), 15 min, 2014

Baseado no conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, o filme reconstrói a atmosfera gótica da narrativa ao encenar a loucura e os demônios das personagens.

+

Uma Feira Livre, de Nivaldo Oliveira. Senhor do Bonfim (BA), 39 min, 2010

O média-metragem revela como é um dia de feira de uma família da zona rural baiana.

 

20h – Depois do Fim, de Luciana Ramin, Gabriel Netto e Francesca Catricalá. Goiás (GO), 9 min, 2013

Depois do fim, o vazio. O filme apresenta um lugar esquecido pelo tempo, onde a sensação se opõe a qualquer descrição possível; uma jornada íntima, ainda precisando que sua história se construa nos olhos de quem a vê, não se restringindo somente às palavras de quem a conta.

+

Zona Trash, de Clauwelivan S. Rocha. Olho d’Água das Flores (AL), 100 min, 2014

Depois de uma longa ausência, Jorge retorna à sua cidade natal e lá descobre que a região foi abalada por uma praga que faz os mortos ressuscitar.

 

26/6 – sexta-feira

18h – No Rastro da Espoleta 3, de Bonerges Guedes e Vinicius Guedes. Catolé do Rocha (PB), 20 min, 2013

No Velho Oeste, um caçador de recompensas chega a uma cidade em busca de mais um trabalho e se surpreende ao saber que o bandido procurado é ele mesmo e que o xerife local está envolvido no roubo de 1 milhão de dólares.

+

Abutres, de Arlindo Filho. Presidente Prudente (SP), 50 min, 2013

Nevada Kid é um caçador de recompensas implacável com suas caças, até cair em uma emboscada com pistoleiros assassinos contratados para matá-lo.

+

Sem Acordo, de Marcus Barbosa. Salvador (BA), 40 min, 2014

O chefe de uma quadrilha de contrabandistas de antiguidades é assassinado em Hong Kong e o novo líder, ao assumir, amplia o contrabando de peças entre a Ásia e o Brasil. Um policial é designado para investigar e desmantelar a quadrilha e descobrir o misterioso destino de uma espada.

 

20h – Laboratório do Dr. Sepúlveda, de Coffin Souza. Santa Catarina (SC), 8 min, 2015

O curta-metragem conta a história de Dr. Sepúlveda, um cientista especializado em criar “monstronecos”.

+

Aptidão, de Sandro Debiazzi. Osasco (SP), 6 min, 2014

Um preso político é torturado no pau de arara e mantido vivo pelo médico. Anos depois, os fantasmas da tortura e dos torturadores ainda o perseguem e ele resolve finalmente morrer.

+

Enigmas do Além, de Igor Simões Alonso. Osasco (SP), 14 min, 2014

Por meio do “feitiço de amarração” – uma das magias presentes no Livro de São Cipriano –, um jovem apaixonado tenta conquistar o coração de uma garota.

+

Iandara, de Vini Trash. Jacareí (SP), 72 min, 2013

No estado do Arizona, em 1895, o guerreiro Munguabi se apaixona pela filha do chefe da tribo iandara. Nos tempos atuais, um professor de antropologia encontra o túmulo sagrado do guerreiro e acha seu crânio, trazendo-o para o Brasil. O que ele não sabia é que, ao violar a cova, libertou uma terrível maldição indígena.

 

27/6 – sábado

18h – Tropa Zumbite 5, as Piratas do Cabide, de Michel Klafke e Paulo Ballado. Rio de Janeiro (RJ), 14 min, 2014

O quinto episódio da série Tropa Zumbite apresenta o lado humano de um caçador de zumbis carioca que, além de ter que lidar com  a Dengue Zumbi, tem que resolver seus problemas com a ex-namorada.

+

Degradação das Almas, de Ismael Moura. Cuité (PB), 16 min, 2011

Uma menina caminha sozinha arrastando uma boneca em meio a uma paisagem desolada e encontra criaturas estranhas pelo caminho.

+

Lembranças do Amanhã, de Bruno Pereira. Manaus (AM), 6 min, 2012

Em um tempo que não se sabe se é agora ou outrora, uma adolescente fala da experiência de ter ficado frente a frente com a filha da mãe-d’água.

+

Sexta-Feira da Paixão, de Ivo Costa. São Gonçalo do Bação (MG), 15 min, 2014

Sexta-Feira Santa relembra a crucificação de Cristo. Alguns acreditam que não se pode expressar felicidade nessa data, em respeito à tradição religiosa, mas nada se diz em relação ao medo.

+

William Shakespeare’s Macbeth do Tocantins, de Sérgio Ricardo Soares. Palmas (TO), 15 min, 2012

A ambição de uma mulher, a fraqueza de espírito de um homem e uma profecia maldita. Essa combinação mancha de sangue os pequis de um reinado marcado pela loucura.

+

Os Últimos Dias de Papai Noel, de Eduardo Aguilar. São Paulo (SP), 9 min, 2003

Na véspera da noite de Natal, Papai Noel chega de trem ao bairro de Perus, na periferia de São Paulo. Dois amigos jogam bilhar e são surpreendidos pela presença dele tomando café com uma dose de pinga. Eles reconhecem o bom velhinho que tanto aguardavam na infância mas que, ao invés de entregar-lhes presentes, os roubava. Então, decidem sequestrá-lo.

+

Judas, de Joel Caetano. São Paulo (SP), 10 min, 2014

Sábado de Aleluia é dia de malhar o Judas. Você tem coragem?

 

20h – Carniçal, de Rubens Mello. Guarulhos (SP), 15 min, 2015

Felipe é um garoto de vida dupla cuja relação com uma mulher mais velha não é aprovada pela mãe – uma mulher amarga. Com a chegada de um bando de ciganas, um segredo virá à tona, revelando um desfecho irreversível.

+

Malpassado, de Julio Wong. São Paulo (SP), 20 min

O média-metragem apresenta o dilema de uma jovem em conflito com a tradição de sua família canibal. Além disso, ela leva para sua alcova seu namorado, que, algemado na cama, descobre o mundo sombrio em que vive a amada.

+

Mandala Night Club, de Lula Magalhães. Recife (PE), 32 min, 2014

Uma criatura bizarra contrata uma cafetã para recrutar algumas prostitutas e um michê para realizar uma estranha tarefa no fim da noite.

+

O Estripador da Rua Augusta, de Geisla Fernandes e Felipe Guerra. São Paulo (SP), 19 min, 2014

Ela é uma vampira com muitos séculos de existência; ele é um implacável serial killer. Ela vive como prostituta nos inferninhos da Rua Augusta; ele, retalhando garotas de programa no mesmo endereço. Quando eles se encontram – ambos sedentos de sangue –, o resultado é devastador.

 

28/6 – domingo

17h – Tropa Zumbite 6, Bem-Vindos à Covacabana, de Michel Klafke. Rio de Janeiro (RJ), 22 min, 2014

A Tropa Zumbite enfrenta um bloco de Carnaval zumbificado em Copacabana, ao mesmo tempo que bate de frente com seus piores inimigos em um único dia: Duffy, Zumbella, Dra. Janice e o Prefeito Feijão.

+

Vai que É Tua, Tafarinha, de George Augusto. Manaus (AM), 5 min, 2015

O curta narra a história de dois meninos que jogam futebol no meio da floresta.

+

Superamigos, o Dia dos Dinossauros, de Valter Santos. Taubaté (SP), 9 min, 2012

O anel do Lanterna Verde foi roubado e ele precisa de ajuda para encontrá-lo. É hora de todos os Superamigos entrarem em ação mais uma vez.

+

Pé de Cabra, de Milton dos Santos Jr.. São Bernardo do Campo (SP), 76 min, 2015

Um motorista de ônibus demitido após 15 anos de trabalho tem o valor de sua rescisão roubada e sua mulher sequestrada. Ferido, é largado com sua filha de 6 anos à beira de uma estrada deserta. Agora ele quer encontrar os culpados, recuperar o dinheiro, sua mulher ou somente seu Fusca de estimação.

 

19h – Enquanto Faço as Unhas, de Cristiano Requião. Rio de Janeiro (RJ), 28 min, 2010

No filme, Silvilene é uma costureira infeliz, casada com um evangélico que sonha em ser pastor. Para aliviar o sofrimento, ela passa as madrugadas na internet em sites de relacionamento, em busca de um amor verdadeiro. Silvilene então se depara com um comandante da Marinha que, mesmo distante, inspira confiança e carinho.

+

A Maldição do Sanguanel, de Felipe M. Guerra. Carlos Barbosa (RS), 72 min, 2014

O longa reúne quatro histórias que giram em torno da presença do diabinho vermelho Sanguanel e de Dona Oldina do Monte.

 

Serviço

6ª Mostra Cinema de Bordas

Local: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo – SP)

Data: De 25 a 28 de junho de 2015

Entrada Gratuita (distribuição de ingressos 30 minutos antes do início das sessões)

Telefone: (11) 2168-1777

Site: http://novo.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/mostra-cinema-de-bordas/