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23º É Tudo Verdade premia Auto de Resistência e O Distante Latido dos Cães

21/04/18 às 23:48 Atualizado em 24/04/18 as 14:30
23º É Tudo Verdade premia Auto de Resistência e O Distante Latido dos Cães

Em evento no Itaú Cultural, em São Paulo, a organização do 23º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários divulgou na noite deste sábado (21) os filmes vencedores pelos júris oficiais e paralelos. O destaque ficou com Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho (vencedor da Competição Brasileira de longas-metragens) e O Distante Latido dos Cães, de Simon Lereng Wilmont (vencedor da Competição Internacional de longas-metragens).

O júri das competições brasileiras foi composto pela cineasta Betse de Paula, pelo cineasta e articulista Fernando Grostein Andrade e pelo cineasta e diretor de fotografia Tyrell Spencer. Já o júri das competições internacionais e latino-americana foi formado pela documentarista americana Pamela Yates, também homenageada pela retrospectiva desta edição, pela produtora brasileira Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e pelo curador equatoriano Alfredo Mora Manzano, diretor do EDOC, o festival de documentários do Equador.

Desde 2015 os vencedores da Competição Brasileira de Curtas-Metragens e o da Competição Internacional de Curtas-Metragens estão automaticamente qualificados para exame pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood visando uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental. O É Tudo Verdade é o primeiro festival sul-americano a merecer este status.

Conheça a seguir todos os premiados no 23º É Tudo Verdade.

 

PREMIAÇÃO OFICIAL

 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)

O Distante Latido dos Cães, de Simon Lereng Wilmont

 

Melhor Documentário de Curta-Metragem (Júri Oficial)

Ressonâncias, de Nicolas Khoury

 

Prêmio Especial do Júri para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)

Naila e o Levante, de Julia Bacha

 

Menção Honrosa para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)

The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck

 

COMPETIÇÃO BRASILEIRA

Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)

Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho

 

Melhor Documentário de Curta-Metragem (Júri Oficial)

Nome de Batismo – Alice, de Tila Chitunda

 

O Júri Oficial concedeu duas Menções Honrosas para a Competição de Curta-Metragem Brasileira para:

– Inconfissões, de Ana Galizia

– Catadora de Gente, de Mirela Kruel

 

COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA

Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)

Roubar Rodin, de Cristóbal Valenzuela

 

Prêmio Especial do Júri para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)

A Flor da Vida, de Claudia Abend e Adriana Loeff

 

PREMIAÇÕES PARALELAS

 

PRÊMIO ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas)

Júri de Curta-Metragem Brasileiro composto por Alice Riff, Gabriel Tonelo e Bruno Cucio.

 

Júri de Longa ou Média-Metragem Brasileiro composto por: Lívia Perez, Mariana Duccini e Patrícia Mourão.

 

Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira

Elegia de um Crime, de Cristiano Burlan

 

Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira

Nome de Batismo – Alice, de Tila Chitunda

 

PRÊMIO ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema)

Júri composto por Julio Bezerra, Lúcio Vilar e Nayara Reynaud.

 

Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira

Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi

 

Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira

Inconfissões, de Ana Galizia

 

PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS

Prêmio de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) ao melhor curta-metragem da Competição Brasileira.

Júri composto por Amilton Pinheiro, Bárbara Demerov, Clarissa Kuschnir, Flavia Guerra e Luiza Lusvarghi.

 

Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira

Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis

 

PRÊMIO EDT. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual)

Melhor montagem para Curta e Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira.

Júri composto por Fernanda Bastos, Júlia Bernstein e Mariana Becker.

 

Melhor Montagem de Curta-Metragem da Competição Brasileira

Inconfissões, de Ana Galizia

 

Melhor Montagem de Longa-Metragem da Competição Brasileira

Elegia de um Crime, de Cristiano Burlan

 

PRÊMIO MISTIKA

Prêmio de R$ 8.000,00 (oito mil reais) em serviços de pós-produção digital para o melhor curta-metragem eleito pelo júri oficial do festival.

Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira

Nome de Batismo – Alice, de Tila Chitunda.

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